Conselho de Consumidores da Cocel realiza 1ª reunião de 2023

Consumidores - 27/01/2023 às 8h34

Na quinta-feira (26) o Conselho que representa os consumidores da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel iniciou as atividades de 2023. Neste primeiro encontro foi definido o planejamento de ações a serem realizadas durante o ano, que inclui a divulgação de informações sobre direitos e deveres dos consumidores e uso eficiente de energia.

O presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin, participou da reunião e apresentou um resumo sobre o planejamento da Companhia para o ano e sobre as ações do ano anterior, destacando a redução nas tarifas, mudanças na legislação que levaram à redução do ICMS e os investimentos em rede. Chemin destacou a importância do trabalho do Conselho, que é voluntário e contribui com propostas para que a Companhia seja cada vez melhor.

O Conselho de Consumidores atua sugerindo melhorias e fiscalizando o trabalho realizado pela distribuidora. As atividades são regidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Os membros não são remunerados e foram indicados por entidades representativas de cada classe de consumo (residencial, rural, comercial, industrial e Poder Público) e também do Procon.

As entidades que indicam os membros foram definidas em Audiência Pública realizada em março de 2022:

  • Sindicato Rural de Campo Largo – indica os representantes da classe rural.
  • Sindilouça (Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça, Porcelana, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná) – indica os representantes da classe industrial.
  • Acicla (Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo) – indica os representantes da classe comercial.
  • Secretaria de Estado da Educação – indica os representantes da classe poder público.
  • Femoclam (Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana) – indica os representantes da classe residencial.

Publicado em 27/01, atualizado em 30/01/2023