Cocel participa de workshop sobre resiliência de redes

Educação - 23/02/2024 às 3h14

Representantes de diversos agentes do setor elétrico, poder público, instituições de pesquisa e consumidores participaram do workshop “Resiliência de redes frente a eventos climáticos de elevada severidade”, realizado na quinta-feira (22), em Brasília – DF. A capacitação foi promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, com o objetivo de alcançar melhorias que garantam a continuidade do fornecimento de energia em condições adversas. O engenheiro Franklin Klock representou a Companhia Campolarguense de Energia – Cocel no evento.

Na abertura do workshop, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, destacou que o ano de 2023 foi o mais quente que se tem registro, com incidência de chuvas e ventos muito acima da média. Dois eventos extremos foram destacados por Feitosa: o ciclone extratropical que atingiu a região Sul e deixou mais de 1,3 milhão de unidades consumidoras sem energia e a tempestade que atingiu a cidade de São Paulo e deixou mais de 4 milhões de unidades consumidoras sem energia. Este último foi considerado o “maior evento climático localizado” pelo diretor-geral.

Luiz Eduardo Barata, presidente da Frente Nacional de Consumidores, destacou a necessidade de trabalho conjunto de concessionárias de distribuição e transmissão com o poder público para minimizar o risco de interrupções, especialmente no trabalho de poda preventiva de vegetação. A queda de galhos e árvores sobre a rede é o motivo de grande parte das interrupções e as estratégias para garantir a segurança das instalações com a menor interferência possível no ambiente foram discutidas durante todo o evento.

Foto: Franklin Klock

23/02/2024