Conselho de Consumidores participa de encontro com produtores rurais

Consumidores - 12/06/2024 às 7h34

Na noite de terça-feira (11) mais de cem produtores rurais de Campo Largo participaram de capacitação sobre a emissão da nota fiscal eletrônica, que será obrigatória no Paraná em 2025. O evento, promovido pelo Sindicato Rural, Federação de Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e Cooperativa da Agricultura Familiar de Campo Largo (Cooperlargo), contou com a participação do Conselho de Consumidores da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel.

Foram apresentadas as principais atividades realizadas pelo Conselho, as responsabilidades, e como é o processo de definição das entidades representativas e indicação dos conselheiros. Também foi apresentado um resumo sobre como é calculada a tarifa de energia, destacando o impacto dos custos que não são gerenciáveis pela distribuidora (como impostos e subsídios) e o fato da tarifa aplicada pela Cocel é a menor do país.

Os canais de atendimento da Companhia e do Conselho também foram divulgados. Hugo Ruthes, presidente do Conselho, incentivou os produtores a utilizar o aplicativo Cocel Mobile – canal mais indicado para registro de interrupções no fornecimento de energia. Valdir Biernaski, conselheiro representante da classe de consumo rural, também destacou a importância do uso do aplicativo e de fazer o registro adequado sempre que houver algum problema.

O evento foi realizado nas dependências do Colégio Estadual Otalípio Pereira de Andrade, no distrito de Bateias. No final das apresentações, os produtores rurais ainda receberam esclarecimentos sobre o recadastro dos produtores rurais, tarifa social e solicitação de serviços.

Sobre o Conselho de Consumidores

Os conselheiros representam os consumidores da Companhia e exercem trabalho voluntário, sem qualquer remuneração. As atividades seguem as diretrizes estabelecidas em regulamentação específica da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e têm como objetivos fiscalizar e sugerir melhorias à concessionária.

As entidades representativas de cada classe de consumo (residencial, rural, comercial, industrial, Poder Público e também Procon) são definidas em Audiência Pública e indicam os representantes do Conselho.

As entidades que indicam os membros do Conselho (mandato de 2022 a 2026) são:

  • Sindicato Rural de Campo Largo – indica os representantes da classe rural.
  • Sindilouça (Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça, Porcelana, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná) – indica os representantes da classe industrial.
  • Acicla (Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo) – indica os representantes da classe comercial.
  • Secretaria de Estado da Educação – indica os representantes da classe poder público.
  • Femoclam (Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana) – indica os representantes da classe residencial.

O contato com o Conselho de Consumidores pode ser realizado pelo e-mail conselho.cocel@cocel.com.br ou telefone (41) 3032-9200.

12/06/2024