Pelo segundo ano consecutivo, as tarifas da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel serão reduzidas. A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL aprovou hoje (25), em reunião pública de diretoria, as novas tarifas a serem aplicadas aos consumidores de Campo Largo. Desde 2022 a Companhia tem as menores tarifas do Paraná e em 2023 passou a ter a menor tarifa residencial aplicada entre todas as concessionárias de distribuição de energia do país.
O efeito médio do reajuste, considerando as tarifas aplicadas para consumidores atendidos em alta e baixa tensão, é de -8,72%. Para os consumidores residenciais, a redução é de 10,36%.
Para as indústrias e comércios atendidos em alta tensão, onde o valor da tarifa aplicada varia conforme o contrato e o horário de utilização, a redução chega a 17,97% em algumas tarifas. O efeito médio do reajuste para a alta tensão é de -5,72%. As novas tarifas entram em vigor em 29/06/24 e a aplicação será proporcional, conforme a data de leitura e emissão da fatura.
A redução no preço pago pela energia contribuiu significativamente para a redução nas tarifas. Em 2023, a Companhia participou do segundo leilão para compra de energia – o que possibilitou a redução. Além da energia, a compensação de créditos de PIS/ Cofins também contribuiu para a redução nas tarifas. Esta compensação é resultado de ação judicial vencida pela Cocel, que beneficia todos os consumidores.
A tarifa de energia de todas as distribuidoras de energia é calculada pela ANEEL e reajustada anualmente. Diversos custos influenciam no valor final pago pelo consumidor, como energia, transmissão, subsídios definidos por lei e investimentos realizados – além de encargos e impostos. As distribuidoras têm gerenciamento apenas sobre uma parcela destes custos.
25/06/2024