Nesta segunda-feira (07) está sendo realizada a primeira etapa das provas da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024. São 916 alunos de escolas de Campo Largo participando, representando 5% do total de inscritos no Paraná. Realizada com o apoio da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel, esta Olimpíada é voltada aos alunos e professores dos oitavos e nonos anos de escolas públicas e particulares – que participam de atividades e desafios com o tema eficiência energética.
Nas últimas semanas foram promovidas “blitze educativas” em dez colégios do município, divulgando a Olimpíada e compartilhando informações relacionadas ao consumo eficiente, diferentes fontes utilizadas para geração e combate ao desperdício de energia. A gestora do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cocel, Schirlei Cequinel Kotovicz, considera que o engajamento dos jovens é essencial para tratar sobre eficiência energética. “Este tema tão importante foi apresentado nas blitze com o auxílio de jogos interativos, mostrando aos alunos como o uso mais eficiente da energia pode fazer parte do dia-a-dia, que pequenas mudanças já fazem diferença e ainda como existe um campo de trabalho em expansão nesta área”, completa Kotovicz.
Alunos dos Colégios Profª. Albina Novak Muginoski (CAIC), Casemiro Karman, Acesso, San Marco, Darlei Adad, João XXIII, Macedo Soares, Otalípio Pereira de Andrade, Sagrada Família e São Francisco de Assis são os representantes de Campo Largo na Olímpiada. “A participação dos Colégios do município na Olimpíada está sendo um sucesso e somos extremamente gratos aos diretores e professores que aderiram ao projeto e estão tratando do uso da energia em sala de aula. Ficamos na torcida para que tenhamos um campeão ou uma campeã campo-larguense!” – declara o presidente da Cocel, José Arlindo Lemos Chemin.
A ONEE é uma realização da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e do Instituto ABRADEE, com recursos do PEE e com o apoio das distribuidoras de energia. Pela primeira vez está sendo realizada com a participação de todos os estados do país.
Todos os participantes receberão certificados e os alunos melhores classificados receberão medalhas. Para os campeões de cada estado a premiação é um notebook e a participação em cerimônia na sede da ANEEL, prevista para novembro. Os estudantes agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze na ONEE estarão automaticamente classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte, sem a necessidade de participação na 1ª fase.
07/10/2024