A prevenção de acidentes envolve uma série de fatores – o uso correto de equipamentos de segurança, treinamento adequado e estar em boas condições de saúde são alguns dos exemplos. E entre os dias 16 e 20 de setembro a saúde e segurança dos trabalhadores da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel estiveram em destaque, com a realização da 28ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT).
O trabalho com eletricidade é de grande risco e por isso as equipes técnicas da Cocel realizam treinamentos com grande frequência e o cuidado com o uso de equipamentos de proteção é essencial. Além da eletricidade, o trânsito é um dos principais riscos enfrentados pelos funcionários da Companhia diariamente. A segurança e a boa conduta no trânsito foram o tema da primeira palestra da SIPAT, ministrada por Graciele Bianco – coordenadora de ensino da Auto Escola Direção. Bianco destacou que “mesmo os motoristas mais experientes precisam estar atentos e manterem distância das distrações”. De acordo com a coordenadora, o uso do celular é atualmente a maior fonte de distração no trânsito, até mesmo para pedestres.
A teoria e a prática dos primeiros socorros foram ensinadas aos funcionários pelo Cabo Glauco Jonathan Correia, do Corpo de Bombeiros. O militar explicou como reagir em um primeiro atendimento a acidentes ou se alguém passar mal. Conforme destacado pelo Cabo Correia, a sobrevivência de uma pessoa em situações de engasgo, ou afogamento, ou queimaduras, ou acidentes de trânsito, entre outros, pode depender da rapidez e do conhecimento de quem presta o primeiro socorro – por isso a importância de todos saberem como reagir adequadamente.
A saúde mental e os relacionamentos interpessoais foram os pontos de destaque do restante da programação da SIPAT. O publicitário, teólogo e conselheiro Sérgio Kariya abordou o relacionamento entre pais e filhos em sua palestra, dando dicas sobre como conquistar harmonia nas famílias. Na palestra da psicóloga Anna Paula Caron a busca por uma vida extraordinária e possível foi o tema, estimulando os funcionários a refletirem sobre seus objetivos de vida e sobre as atitudes no dia a dia.
A presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Cocel, Cleuza Marcos da Silva, ressaltou que fatores externos ao trabalho podem interferir na atenção e na segurança dos funcionários, por isso o cuidado com a saúde mental é tão importante. Ela elogiou a participação dos funcionários nas atividades promovidas e agradeceu os palestrantes – que voluntariamente participaram desta edição da SIPAT.