Parte da diretoria da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel participou da reunião mensal do Conselho de Consumidores da Companhia, realizada em 21/11. Foram discutidas as melhorias conquistadas e os desafios enfrentados pela Cocel nos últimos anos, especialmente a redução nas tarifas, assim como as perspectivas para os próximos anos. Os conselheiros exercem trabalho voluntário e representam consumidores de todas as classes de consumo (residencial, rural, comercial, industrial e poder público). Os membros são indicados por entidades representativas de cada setor, como Acicla e Sindilouça.
Os atuais diretores da Cocel encerram seus mandatos no final deste ano, sem possibilidade de recondução – conforme define o Estatuto da Companhia. José Arlindo Lemos Chemin, diretor presidente, enalteceu a atuação do Conselho durante os oito anos de sua gestão, sugerindo melhorias e fiscalizando o trabalho realizado.
Entre as ações mais relevantes realizadas pela Companhia nos últimos anos, Chemin destacou o encerramento do contrato de compra de energia da Copel e a migração para compra da energia em leilões. Conforme relato do presidente, esta mudança demandou grandes esforços da equipe, mas proporcionou excelentes resultados para os consumidores com reduções na tarifa. Atualmente a Cocel tem a menor tarifa residencial entre todas as distribuidoras do país.
Hugo Ruthes, presidente do Conselho de Consumidores, elogiou a gestão e agradeceu o tratamento solícito dispensado pelos colaboradores da Cocel ao Conselho. O conselheiro lembra que uma das maiores reclamações dos consumidores há alguns anos era a diferença entra as tarifas aplicadas pela Cocel em relação às aplicadas pela Copel, e hoje a Cocel tem a tarifa mais barata do Brasil e a situação se inverteu.
O diretor técnico e funcionário de carreira da Companhia, Carlos Conrado Krzyzanovski, destacou as melhorias na rede de distribuição realizadas nos últimos anos e também as melhorias em processos, mudanças realizadas com o objetivo de minimizar o risco de interrupções e atender com mais eficiência. A instalação de religadores automáticos na rede de distribuição, entre outros equipamentos de proteção e automação, e a formação de equipe própria para atuação com linha viva (com a rede energizada) foram alguns dos destaques citados pelo diretor.
Sobre o Conselho de Consumidores
Os conselheiros representam os consumidores da Companhia e exercem trabalho voluntário, sem qualquer remuneração. As atividades seguem as diretrizes estabelecidas em regulamentação específica da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e têm como objetivos fiscalizar e sugerir melhorias à concessionária. As entidades representativas de cada classe de consumo (residencial, rural, comercial, industrial, Poder Público e também Procon) são definidas em Audiência Pública e indicam os representantes do Conselho.
As entidades que indicam os membros do Conselho (mandato de 2022 a 2026) são:
- Sindicato Rural de Campo Largo – indica os representantes da classe rural.
- Sindilouça (Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça, Porcelana, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná) – indica os representantes da classe industrial.
- Acicla (Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo) – indica os representantes da classe comercial.
- Secretaria de Estado da Educação – indica os representantes da classe poder público.
- Femoclam (Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana) – indica os representantes da classe residencial.
O contato com o Conselho de Consumidores pode ser realizado pelo e-mail conselho.cocel@cocel.com.br ou telefone (41) 3032-9200.
04/12/2024