Representantes dos consumidores da Cocel participam de Encontro Nacional de Conselhos

Consumidores - 04/12/2024 às 5h35

Membros do Conselho de Consumidores da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel participaram do mais importante evento do setor elétrico voltado aos consumidores, o Encontro Nacional dos Conselhos de Consumidores. O evento teve o Conselho dos Consumidores da Energisa Tocantins como anfitrião e foi realizado em Palmas – TO, nos dias 28 e 29/11. Os conselheiros exercem trabalho voluntário e representam consumidores de todas as classes de consumo (residencial, rural, comercial, industrial e poder público). Os membros são indicados por entidades representativas de cada setor, como Acicla e Sindilouça.

O Encontro contou com a participação de diversos agentes do setor elétrico, como Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Ministério de Minas e Energia, pesquisadores do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Gesel), empresários, representantes de diversas distribuidoras e Conselhos de Consumidores. Representantes do Governo do Tocantins e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, também participaram. O presidente do Conselho da Cocel e representante da classe rural, Hugo Ruthes, o conselheiro representante da classe industrial, Luiz Antônio Chiquitti, e a colaboradora da Cocel e secretária do Conselho, Bárbara Lunardon, representaram os consumidores campo-larguenses no Encontro.

O futuro da energia sustentável no Brasil foi o principal tema do evento, foram diversos dados e pontos de vista apresentados sobre o crescimento da geração de energia por fonte solar fotovoltaica, expectativa de aumento no mercado de baterias e novas tecnologias disponíveis. O crescimento exponencial da geração fotovoltaica também traz preocupações, devido ao fato de ser uma fonte intermitente e também devido aos subsídios envolvidos – que encarecem a fatura dos demais consumidores.

Os riscos e as alternativas para garantir a segurança do sistema sem não onerar a tarifa dos consumidores foram os temas de diversas apresentações e debates durante o evento. As mudanças climáticas e o aumento da incidência de eventos climáticos extremos no Brasil e em todo o mundo (como tempestades, ventanias, enchentes, cliclones) são temas de atenção para consumidores e distribuidoras de energia.

Sobre o Conselho de Consumidores

Os conselheiros representam os consumidores da Companhia e exercem trabalho voluntário, sem qualquer remuneração. As atividades seguem as diretrizes estabelecidas em regulamentação específica da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e têm como objetivos fiscalizar e sugerir melhorias à concessionária. As entidades representativas de cada classe de consumo (residencial, rural, comercial, industrial, Poder Público e também Procon) são definidas em Audiência Pública e indicam os representantes do Conselho.

As entidades que indicam os membros do Conselho (mandato de 2022 a 2026) são:

  • Sindicato Rural de Campo Largo – indica os representantes da classe rural.
  • Sindilouça (Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça, Porcelana, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná) – indica os representantes da classe industrial.
  • Acicla (Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo) – indica os representantes da classe comercial.
  • Secretaria de Estado da Educação – indica os representantes da classe poder público.
  • Femoclam (Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana) – indica os representantes da classe residencial.

O contato com o Conselho de Consumidores pode ser realizado pelo e-mail conselho.cocel@cocel.com.br ou telefone (41) 3032-9200.

                                                                                                                                                                                                                                                                            04/12/2024