Novos gestores da Cocel iniciam mandato

Energia - 04/01/2025 às 1h45

A nova diretoria da Companhia Campolaguense de Energia – Cocel foi apresentada pelo prefeito Maurício Rivabem e pela vice-prefeita Chrystiane Chemin, em cerimônia realizada nesta sexta-feira (03), na sede da empresa. Rafael Rogiski é o novo presidente da Companhia, e destacou o desafio de dar continuidade à gestão que colocou a Cocel entre as melhores distribuidoras e com a menor tarifa do país.

O novo presidente da Companhia Campolarguense de Energia agradeceu o prefeito e a vice pela oportunidade e se comprometeu a trabalhar para que a Cocel seja cada vez melhor, garantindo que a prestação de serviços aos consumidores seja eficiente e contribua para o crescimento do município e bem estar da população. Rogiski é advogado e já atuou em diversas áreas da administração pública – como na assessoria da Secretaria de Estado da Fazenda e da Procuradoria Geral do Estado, como Procurador Geral, Secretário de Administração e de Governo do Município de Campo Largo.

A diretoria financeira da Companhia foi assumida por Luciano Klos, que por mais de 20 anos foi funcionário de carreira da Cocel – entre 2005 e 2024 ele gerenciou a Divisão Contábil da Companhia. Klos é formado em Ciências Contábeis pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (FESP) e conta com mais de 40 anos de experiência na área empresarial.

O empresário Samir Moussa é o novo diretor administrativo da Cocel. Graduado em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior pela Faculdade Tuiuti, Moussa foi Secretário Municipal de Ordem Pública entre 2017 e 2024.

José Arlindo Lemos Chemin e Carlos Conrado Krzyzanovski, que nos últimos oito anos desempenharam as funções de presidente e diretor técnico da Companhia, respectivamente, agradeceram ao prefeito pelo apoio e aos colaboradores da Companhia pelo trabalho realizado, além de desejar sucesso aos novos gestores. Rivabem destacou o trabalho de excelência realizado pela gestão de Chemin, Krzyzanovski, Nelson Chagas (que era o diretor administrativo) e Pedro Luiz Durigan (diretor financeiro da gestão que encerrou em dezembro de 2024). O prefeito lembrou que a diferença entre as tarifas aplicadas pela Cocel em relação às tarifas da Copel era motivo de grande reclamação, mas durante a gestão de Chemin e sua equipe a tarifa não ficou somente menor que a da Copel, se tornou a menor do Brasil.

Chemin apresentou uma breve retrospectiva das ações realizadas nos últimos anos, destacando a mudança que foi mais significativa para a empresa em sua história recente: o encerramento do contrato de compra de energia da Copel para comprar energia no mercado livre. Esta mudança resultou em redução nas tarifas, possibilitando que atualmente a Cocel tenha a menor tarifa entre todas as concessionárias de distribuição de energia do país. Melhorias na rede de distribuição com o objetivo de melhorar a qualidade do fornecimento de energia e minimizar o risco de interrupções, melhorias na infraestrutura da sede e do almoxarifado, adequação da frota à demanda, melhorias em processos e capacitação da equipe foram os outros destaques da gestão citados por Chemin.

A Cocel atende aproximadamente 59 mil unidades consumidoras e conta com uma equipe de 84 funcionários próprios, além de diversas equipes terceirizadas. O Município é Campo Largo é o principal acionista da Cocel, com 99,61% das ações. A diretoria é nomeada pelo Conselho de Administração e a composição do quadro de diretores e do Conselho deve atender a Lei 13.303, conhecida como “Lei das Estatais”.

04/01/2025