A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL promoveu, em 13/02/25, workshop sobre modernização tarifária. O evento foi realizado em Brasília – DF e os consumidores campo-larguenses foram representados pelo empresário Antônio Andrade, presidente do Conselho de Consumidores da Cocel. O diretor geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, representantes dos Conselhos de Consumidores de diversas concessionárias e outras autoridades do setor também estiveram presentes.
No workshop foram apresentadas informações sobre nove projetos de sandboxes tarifários (que, de modo geral, são novas propostas para cálculo da tarifa), realizados por diferentes concessionárias e permissionárias. Andrade considerou o evento proveitoso para adquirir conhecimento sobre tema de grande relevância para os consumidores. Na percepção do conselheiro, a tendência é que ocorra flexibilização no modelo tarifário para adequação às realidades das diferentes regiões do país, tendo como principal objetivo aliviar a demanda em horários de ponta.
A inovação tecnológica também é parte essencial dos projetos, especialmente com a instalação de medidores inteligentes. Andrade destaca que ainda não há uma conclusão sobre o melhor modelo, os resultados dos projetos ainda estão sendo estudados – novas apresentações e discussões com a sociedade devem ocorrer. Ele ressaltou a importância dos Conselhos de Consumidores estarem atentos às mudanças, principalmente para evitar que os grupos mais vulneráveis de consumidores sejam prejudicados.
Sobre o Conselho de Consumidores
Os conselheiros representam os consumidores da Companhia e exercem trabalho voluntário, sem qualquer remuneração. As atividades seguem as diretrizes estabelecidas em regulamentação específica da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e têm como objetivos fiscalizar e sugerir melhorias à concessionária. As entidades representativas de cada classe de consumo (residencial, rural, comercial, industrial, Poder Público e também Procon) são definidas em Audiência Pública e indicam os representantes do Conselho.
As entidades que indicam os membros do Conselho (de 2022 a 2026) são:
- Sindicato Rural de Campo Largo – indica os representantes da classe rural.
- Sindilouça (Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça, Porcelana, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná) – indica os representantes da classe industrial.
- Acicla (Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo) – indica os representantes da classe comercial.
- Secretaria de Estado da Educação – indica os representantes da classe poder público.
- Femoclam (Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana) – indica os representantes da classe residencial.
O contato com o Conselho de Consumidores pode ser realizado pelo e-mail conselho.cocel@cocel.com.br ou telefone (41) 3032 9200.
05/03/25