A Companhia Campolarguense de Energia – Cocel realizou, em 20/03, a Audiência Pública 01/2025, referente ao Programa de Eficiência Energética (PEE). Durante o evento, realizado na sede da Companhia, foram apresentados os resultados dos últimos projetos realizados pela Cocel e recebidas contribuições dos presentes para os novos projetos.
Entre os projetos realizados, os destaques foram a Olímpiada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), realizada no ano passado, e o projeto “Energia é Vida”, concluído no início deste mês. Por meio deste projeto, a Cocel tornou a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Attilio de Almeida Barbosa Junior (UPA 24h) autossuficiente em energia elétrica. Foram instalados 200 painéis fotovoltaicos, com capacidade de gerar até 145 mil quilowatts-hora (kWh) de energia limpa e sustentável por ano. Equipamentos que não eram eficientes foram substituídos, garantindo uma economia ainda maior. Além de suprir toda a energia utilizada pela UPA, a energia excedente gerada ainda poderá ser compartilhada com outras unidades de saúde do município.
O diretor técnico da Cocel, Henrique Gesser, destacou que a Companhia busca executar projetos que resultem em benefícios para toda a comunidade. Além do projeto “Energia é Vida”, o diretor citou a substituição das luminárias da iluminação pública e das salas de aula de todas as escolas municipais por led e a instalação de painéis fotovoltaicos em cinco escolas e na Vila Olímpica como exemplos de projetos que trazem resultados positivos para todos os campo-larguenses.
A Olímpiada Nacional de Eficiência Energética alcançou resultados excelentes em Campo Largo. Foram 38 medalhas conquistadas por alunos campo-larguenses, sendo 29 alunos da rede pública e 9 da rede privada. Realizada pela ANEEL, Instituto ABRADEE e distribuidoras, a ONEE foi voltada aos alunos e professores dos oitavos e nonos anos de escolas públicas e particulares, que participaram de atividades e desafios com o tema “eficiência energética”.
Membros do Conselho de Consumidores da Cocel, que representam todos os consumidores da Companhia, participaram da Audiência e destacaram a importância das ações realizadas. Luiz Antônio Chiquitti, representante dos consumidores industriais, sugeriu a realização de projetos voltados à eficiência de equipamentos de pequenas empresas e ao uso de baterias para reduzir a demanda por energia nos horários de pico de consumo.
A gestora do PEE na Cocel, Schirlei Cequinel Kotovicz, informa que todas as sugestões recebidas serão avaliadas. Kotovicz destaca que os projetos são realizados conforme as diretrizes da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que também é responsável pela fiscalização. Mais de R$ 5,5 milhões já foram investidos pela Cocel desde o início do Programa de Eficiência Energética, em 1999, resultando na economia de mais de 2 mil MWh/ ano.
Membros do Conselho de Consumidores estavam entre os participantes da Audiência26/03/2025