O forte temporal que atingiu Campo Largo e municípios vizinhos na madrugada de terça-feira (25) causou muitos danos à rede de distribuição de energia. Foram 194 ocorrências emergenciais atendidas pelas equipes da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel, e 1.247 chamados recebidos de consumidores das mais diversas regiões.
No momento mais crítico, um total de 16.700 unidades consumidoras teve o fornecimento de energia interrompido, com desligamentos de maior abrangência na região central, Bateias, Ferraria, Figueiredo, Guabiroba, Três Córregos, São Silvestre e Itaqui. Ainda na madrugada as equipes da Companhia iniciaram os reparos necessários e a maior parte dos consumidores teve o fornecimento restabelecido. No início da manhã, 4.200 unidades estavam sem energia. Até o final da terça-feira, a energia foi restabelecida para todos – a exceção de dois consumidores do interior, com problemas isolados.
A maioria das ocorrências foi relacionada à queda de vegetação sobre a rede e rompimento de cabos. Henrique Gesser, diretor técnico da Cocel, destaca que foram centenas de galhos arremessados pelo vento e árvores de grande porte que caíram, resultando em danos críticos à rede. “Foram atendimentos que demandaram um tempo considerável das equipes para realização dos consertos, sendo necessário cortar e retirar as árvores antes de refazer o cabeamento”, explica o diretor.
O diretor-presidente da Cocel, Rafael Rogiski, informa que todas as equipes disponíveis trabalharam para que o fornecimento de energia pudesse ser restabelecido no menor tempo possível. “As obras de melhoria que estavam planejadas para a data e os serviços comerciais foram suspensos, para que todos os profissionais pudessem se dedicar aos atendimentos emergenciais”, conta Rogiski. Devido ao grande número de contatos, o diretor explica que em alguns momentos ocorreu congestionamento dos canais de atendimento da Cocel, especialmente a central telefônica. A orientação da Companhia é que seja priorizado o uso do aplicativo Cocel Mobile para informar sobre falta de energia, que é prático de ser utilizado e evita filas.
26/03/2025